.: Oficina no Rio de Janeiro
.

um blog, aqui. uma peça, atualmente em cartaz. um filme, em algum lugar do futuro. músicas e sentimentos, em toda parte.

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Oficina no Rio de Janeiro

Nos próximos dias 08, 09 e 10/02, faremos uma Oficina no Espaço Sesc, em Copacabana, no Rio de Janeiro, onde estamos em cartaz até 12/02.

Ela é direcionada a estudantes de artes cênicas e aberta (mas aberta ao público em geral), e propõe a abertura do processo de construção da peça.

Maiores informações com o Sesc RJ através do telefone (21) 2547 0156 ou no SITE.



Oficina: “Contar Histórias A Partir da Música”

Objetivos: Despertar e trabalhar noções de ‘storytelling’; Trabalhar a investigação de outras obras artísticas; Exercitar a observação e criatividade; Lidar com noções básicas de expressão corporal e verbal.

Ministrantes: Rafael Gomes e elenco de “Música Para Cortar Os Pulsos”

A atividade baseia-se na audição e no debate de uma seleção de ‘músicas para cortar os pulsos’, de modo a fomentar a criação de histórias e de pequenos textos livres pensados para a cena. Nesse processo, serão também utilizados como elemento de inspiração e estudo algumas cenas de filmes, óperas e outros espetáculos musicais, como números de dança contemporânea. Paralelamente, exercícios lúdicos de expressão corporal e verbal serão aplicados aos participantes.


Em um primeiro momento, ouve-se as músicas e instiga-se a investigação e fabulação por trás de cada uma delas: quem são os personagens, qual é a ação e o tempo em que ela ocorre, quais os sentimentos abordados? De que forma, na dramaturgia da canção, os conflitos se resolvem ou entram em impasse? Desse debate surge uma fértil massa criativa e crítica, que fomentará a imaginação e, indiretamente, a técnica para elaboração narrativa. Os participantes serão, então, estimulados a trazer breves histórias (pessoais ou não), que possam ser contada teatralmente (com ou sem texto, usando variadas expressões físicas) e que possuam uma trilha sonora condizente. Por fim, serão apresentadas/ narradas ao coletivo todas as pequenas histórias elaboradas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário